Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2011

Como surgiu a maratona?

No ano de 490 a.C., quando os soldados atenienses partiram para a planície de Marathónas para combater os persas na Primeira Guerra Médica, suas mulheres ficaram ansiosas pelo resultado. Isso porque os inimigos haviam jurado que, depois da batalha, marchariam sobre Atenas, violariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos.
Diante dessa ameaça, os gregos deram uma ordem expressa às suas esposas. Se não recebessem a  notícia de sua vitória em 24 horas, deveriam matar seus filhos e, em seguida, praticarem o suicídio.
Os gregos ganharam a batalha mas a luta levou mais tempo do que tinham previsto, levando-os a pensar que as mulheres poderiam executar o que fora combinado. Para evitar a tragédia, o general grego Milcíades ordenou a seu melhor corredor, o soldado e atleta Filípedes, que corresse até Atenas, situada a cerca de 42 Km dali, para levar a notícia. Filípides correu essa distância tão rapidamente que, ao chegar, conseguiu dizer apenas “vencemos”, e caiu morto pelo esforço.
No entanto, Heródoto conta que, na realidade, Filípides foi enviado antes da batalha a Esparta e outras cidades gregas para pedir ajuda, e que tivera de correr duzentos e quarenta quilômetros em dois dias, voltando à batalha com os reforços necessários para vencer os persas. Seja como for, cerca de 2.400 anos mais tarde, em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, Filípides foi homenageado com a criação dessa prova cuja distância era de 40 km, mas que desde 1908 está estipulada em 42,195 km”.

Fonte – turismonagrecia.blogspot.com

Um comentário: